submissao trabalhos


Entre as atividades do V JORNABIO, temos a apresentação de trabalhos técnico-científicos, relatos de experiências e de produção de recursos didáticos. Esta é uma oportunidade para pesquisadores, estudantes e educadores socializarem os resultados de suas pesquisas e experiências inovadoras em Ciências Biológicas e Educação. Além de incentivar a pesquisa, esta iniciativa objetiva valorizar e promover a visibilidade da produção dos estudantes, pesquisadores e educadores em Ciências Biológicas e Educação.


MODALIDADES:
 

Os trabalhos poderão ser inscritos nas seguintes modalidades:

1. Trabalhos técnicos-científicos: resultados de pesquisas científicas e extensão mesmo que parciais;

 Template


2. Relato de experiências inovadoras na educação: experiências docentes no ensino fundamental, médio e superior que tenham sido alvo de reflexão sistemática;

 Template


3. Ateliê (documentários, vídeos, animações, outros): recursos didáticos originais produzidos por professor/pesquisador/licenciando.

  Template


INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (RELATO DE EXPERIÊNCIA; PESQUISA; ATELIÊ):
  • Prazo submissão: 30/10
  • Devolução para correção: 13/11
  • Envio final pelos autores: 20/11
  • Resultado final: 27/11
     

    PROCESSO DE INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS:

    a)    A inscrição de trabalhos será feita no site do evento com o preenchimento do formulário, onde será anexado o arquivo do resumo expandido. 


    b)   A forma de inscrição de trabalhos será exclusivamente com envio de resumo expandido, no formato word, de acordo com as normas e orientações disponibilizadas nostemplates, específicos para cada modalidade de trabalho. Não serão aceitos arquivos em PDF.


    c)    Deverão ser anexados dois arquivos do trabalho inscrito: o primeiro arquivo identificado com os nomes dos autores e o segundo arquivo sem a identificação dos autores, para fins de avaliação junto a Comissão Científica.
 


SELEÇÃO:

Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Científica, é imprescindível que sigam as normas de inscrição e as orientações contidas nos templates, para cada modalidade. b) Todos os trabalhos recebidos que estiverem de acordo com estas normas e orientações serão aceitos para avaliação. c) Somente os trabalhos selecionados para apresentação serão divulgados; 


FORMAS DE APRESENTAÇÃO:

1.Pôster: As apresentações dos trabalhos nas modalidadesrelatos de experiênciae de trabalhos técnicos-científicostêm como objetivo discutir, divulgar e contribuir para a socialização dos trabalhos inscritos. As apresentações acontecerão no hall do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, durante do dia 09/12/17, sábado, no período da manhã. Por esta razão, todos/as os/a autores/as devem estar presentes no horário e no local de apresentação. Os trabalhos serão apresentados ao mesmo tempo e a discussão será durante as apresentações. O pôster deve ser trazido impresso para o Evento e deve seguir as seguintes orientações:

Formato do Pôster: Para qualquer das modalidades citadas acima. Medidas: 90 cm de largura por 120 cm de altura. Pode ser confeccionado em qualquer tipo de papel. O pôster deve conter: 1. Título do trabalho: Apresentar letras em fontes de tamanho superior a 70 (para título) e igual ou superior a 20 (para texto). 2. Autores/as: Mencionar os nomes completos dos/as autores/as, da instituição e da agência financiadora (se houver) em linha abaixo a do título, alinhados à esquerda.

2. Ateliês: Os Ateliês têm a finalidade de dar visibilidade a reflexão em torno da produção de recursos didáticos voltados ao Ensino de Ciências e Biologia. As apresentações terão duração máxima de 10 minutos. As produções serão apresentadas sequencialmente, a discussão será após as apresentações. As apresentações serão realizadas utilizando projetor multimídia (data-show). Não existe um modelo padrão de slides para a apresentação. Os arquivos devem ser trazidos para o evento em pen drive, formato compatível com Microsoft Office (Power Point, Word 97-2003, etc). As apresentações acontecerão durante do dia 09/12/17, sábado, no período da manhã
. O local e horário específico da apresentação de cada trabalho será informado no dia do evento. Por esta razão, todos/as os/a autores/as devem estar presentes no início da sessão de apresentação.