08 de dezembro (sexta)
08:00-10:00 Credenciamento [F1]
10:00-10:30 Abertura solene [A1]
10:30-12:00

Palestra de Abertura: Transdisciplinaridade e a transição para a sustentabilidade: um modelo heurístico de ação e investigação [A1]

Palestrante: Prof. Dr. Pedro Luis Bernardo da Rocha (Instituto de Biologia - UFBA)

12:00-13:30 Intervalo
13:30-15:30

Mesa Redonda 1: Legislação, currículo e formação de professores [A1]

Palestrantes: Prof. Ms. Jeroaldo de Souza Santos (UESC); Profa. Ma. Viviane Borges Dias (UESC); Profa. Dra. Christiana Andrea V. Prudêncio (UESC)
Mediadora: Profa. Dra. Alexandra Pitolli (UESC)

15:30-16:00 Intervalo
16:00-18:00 Mesa Redonda 2: Legislação, ecologia e proteção ao meio ambiente [A1]
Palestrantes: Dra Aline V. Archangelo Salvador (Base Ambiental Costa do Cacau
– MPBA); Profa. Dra. Déborah Maria de Faria (UESC); Prof. Dr. Guilhardes de Jesus Jr. (UESC)
Mediadora: Profa. Dra. Christiana Prudêncio
09 de dezembro (sábado)
08:30-10:00 Apresentação de trabalhos 1 [F1]
10:00-10:30 Intervalo
10:30-12:00 Apresentação de trabalhos [F1]
12:00-13:30 Intervalo
13:30-18:00 Minicursos [SA]
10 de dezembro (domingo)
08:30-08:45 Encerramento [A1]
09:00-12:30 Minicursos [SA]

 

F1: Foyer do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto
A1: Auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto
SA: Salas de aula a indicar

 

MINICURSOS

 

CÓDIGOMINICURSOEMENTAPALESTRANTEVAGAS
MC1 Técnicas de taxidermia para biólogos Este minicurso teórico-prático pretende Introduzir o discente às técnicas de taxidermia, necessárias para o desenvolvimento de pesquisas e atividades

Discentes:

Bach. Élson Oliveira Rios e Nicholas Rodrigues dos Santos

Professor  responsável:

Martín R. Alvarez (DCB-UESC) profissionais em Coleções Científicas e Mastozoologia.

VAGAS ESGOTADAS!
MC2 Conhecendo as estruturas internas das plantas Coleta de material botânico; Fixação de amostras; Preparo de soluções; obtenção de cortes (à mão livre e com o auxílio de micrótomo de mesa); Impressão epidérmica; Diafanização; Preparação de lâminas semipermanentes.

Discentes:

Rogério Serwatka Alonso (Engenharia agronômica -UESC) e Matheus dos Santos Reis (Ciências Biológicas-UESC)

Professora responsável:

Valéria Fernandes (DCB-UESC)

VAGAS ESGOTADAS!
MC3 Internalização de organismos fúngicos por macrófagos A proposta geral do minicurso é atualizar o público alvo sobre a função de fagócitos na imunidade inata contra fungos. Sendo o objetivo geral avaliar a capacidade fagocítica de Candida por macrófagos J774 Cultivados in vitro bem como quantificar o número de fungo candida no interior dos macrófagos J774. Profa. Jane Lima dos Santos (DCB-UESC) VAGAS ESGOTADAS!
MC4 Técnicas básicas para isolamento de microrganismos O presente mini-curso, com caráter teórico/prático, tem como objetivo demonstrar algumas técnicas básicas para avaliação microbiológica de amostras ambientais, bem como o isolamento e identificação do microbioma presente nessas amostras.

Discente:

Disraely H. S. Santos

Professora  responsável:

Aline Silva (DCB-UESC)

VAGAS ESGOTADAS!
MC5 Cultivo e uso de plantas medicinais e aromáticas Produção de mudas, cultivo, Identificação, princípios ativos e uso correto das plantas medicinais e aromáticas.

Discente:

Pedro Henrique Lopes Silva (Doutorando PPGPV - UESC),

Supervisão:

Profª. Delmira da Costa Silva (DCB - UESC).

VAGAS
ESGOTADAS!
MC6 Coleções botânicas e suas atividades práticas e de campo O objetivo do minicurso é fazer com que os ouvintes tenham noções básicas de como são os processos, que vem desde a coleta do material botânico até a incorporação do mesmo em uma coleção científica (herbário). Contemplando a manutenção da coleção vegetal como também expedições de campo para coleta e documentação das espécies vegetais existente nas várias formações vegetacionais, além da identificação dos mesmos e o processo de herborização e incorporação a coleção cientifica.

Discentes:

Jacqueline Fernandes e Wictor Thomas Corrêa Costa dos Santos

Supervisão:

Profa. Delmira da Costa Silva (DCB-UESC)

VAGAS ESGOTADAS!
MC7 Biologia integrativa: Aplicando ferramentas moleculares em conservação da biodiversidade O minicurso irá abordar a evolução dos marcadores genéticos, as técnicas utilizadas, a adequabilidade dos diferentes marcadores para resolução de problemáticas ambientais; Uso de ferramentas genéticas para conservação da biodiversidade; Estudos de Genética da conservação e genética da paisagem em árvores da Mata Atlântica.

Discentes:

Alesandro Souza Santos (Doutorando PPGECB) e Letícia Maróstica de Vasconcelos (Doutoranda PPGECB)

Professora responsável:

Fernanda Amato Gaiotto (DCB-UESC)

VAGAS ESGOTADAS!
MC8 Uso de mapas conceituais para pesquisas em genética Uso de mapas conceituais para pesquisas em genética" terá como objetivo mostrar uma estratégia potencialmente facilitadora de aprendizagem significativa em pesquisas genéticas. Mapas conceituais podem ser utilizados como técnica didática, recurso de aprendizagem, meio de avaliação. Serão abordados os principais métodos para a realização de mapas, utilizando diagramas para indicar relações sobre os conceitos e suas hierarquias. Discente:

Thâmara Moura Lima


Professor responsável:

Fernanda Amato Gaiotto (DCB-UESC)
20
MC9 Protozoários causadores de doença de Chagas e leishmaniose Fornecer os principais conceitos e técnicas básicas aplicadas ao estudo com cultura de protozoários causadores de doenças negligenciadas como: o Trypanosoma cruzi e Leishmania amazonensis com ênfase na elucidação do mecanismo de ação de fármacos potenciais.

Profa. Danielle Oliveira dos Anjos (DCR/UESC )
Danielle S. Lopes (Doutoranda PPGBBM)


Professora responsável:

Jane Lima dos Santos

VAGAS ESGOTADAS!
MC10 Cultura de células de mamíferos O uso de culturas celulares como modelos experimentais é de grande relevância na área de saúde animal e humana. As culturas de células de mamíferos se fazem uma interessante alternativa ao uso de animais, por não apresentarem implicações éticas. Dessa forma a proposta do minicurso é atualizar o público alvo em cultivo de linhagens celulares de mamíferos, focando em células fagocitárias do sistema imune animal e humano e suas funções na relação saúde/doença.

Discente:

Roberta Ribeiro (Mestranda - PPGBBM)

Professor responsável:

Jane Lima dos Santos (UESC)

VAGAS ESGOTADAS!
MC11 Perspectivas para o controle de biofilmes microbianos Abordar as principais características, conceitos e técnicas básicas aplicadas ao estudo de biofilmes microbianos, os mecanismos de formação, os impactos e as formas de controle, com aplicação prática desses conceitos visando a prevenção e o controle.

Discentes:

Simine Santos Setúbal e Andréa Gonçalves dos Santos (Doutorandas - PPGBBM - UESC)

Professora responsável:

Jane Lima dos Santos (UESC)

VAGAS ESGOTADAS!
MC12 Ensinando Biologia a partir de temas socioambientais O minicurso intercala teoria e prática com o objetivo de discutir e instrumentalizar professores de Biologia para o enfrentamento dos desafios presentes na sociedade contemporânea marcada pelo desenvolvimento científico e tecnológico e por uma série de problemas ambientais. Utilizando-se de pressupostos relacionados à Educação Ambiental e a Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) problematiza temas de interesse social e as formas ou maneiras de trabalhar com eles em sala de aula.

Discentes:

Mestrandos Marcelo Bruno Araújo Queiroz e Rodrigo da Luz Silva

Professora responsável:

Christiana Andreia V. Prudêncio

VAGAS ESGOTADAS!
MC13 Construindo materiais didáticos de Biologia Este minicurso será teórico e prático sobre a construção de materiais didáticos de Biologia, mostrando diferentes aulas elaboradas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e relato de experiência.

Discentes:

Barbara Buss, Darília Rezende, Jefferson Moura, Jéssica Lopes, Vanessa Souza (bolsistas do PIBID/BIOLOGIA)

Professoras responsáveis:

Cristina Luísa Conceição de Oliveira (DCB/UESC), Coordenadora do PIBID) e Aienara Silva Ramos (Supervisora do PIBID)

VAGAS ESGOTADAS!
MC14 Parâmetros morfológicos e fisiológicos na avaliação da qualidade de mudas florestais Fornecer embasamento teórico-prático sobre avaliação da qualidade de mudas florestais existentes, os critérios a serem adotados na escolha do tipo de recipiente usado para a produção de mudas florestais, tipos de técnicas disponíveis para a produção das mudas e equipamentos utilizados para avaliar os parâmetros morfofisiológicos  da qualidade de mudas.

Discentes:


Catriane Sousa Santos ( Mestrado) e Emile Caroline Lopes (Doutorado)


Professor responsável:

Marcelo Schramm Mielke (DCB-UESC)

VAGAS ESGOTADAS!
MC15 Entomologia Médica: biologia dos principais insetos transmissores de doenças Introdução à Entomologia. Importância da Entomologia Médica nos cenários atuais. Principais espécies transmissoras de doenças: Culex quinquefaciatus. Aedes aegypti e Aedes albopictus. Anopheles. Flebotomíneos. Triatomíneos. Ciclo de transmissão das principais doenças transmitidas por insetos: filariose, dengue, malária, leishmanioses (calazar, tripanossomíase (Doença de Chagas). Técnicas de coleta. Identificação de insetos vetores. Discentes:

Vinícius Lima de Miranda (Mestrando - PPGZOO) e Elton Oliveira Rios (Discente Ciências Biológicas - UESC).

Professora responsável:

Cléa dos Santos Ferreira Mariano
VAGAS ESGOTADAS!
MC16 As potencialidades da narrativa (auto)biográfica para o processo formativo de professores da educação básica Abordaremos neste minicurso a relevância da escrita de narrativas (auto)biográficas como recurso privilegiado para reflexão sobre a própria formação.
Discentes: 

Sandra Mabel Rosa dos Santos e Thaís Barbosa Moura


Professora responsável: 

Alexandra Marselha Siqueira Pitolli


15
MC17 Melhoramento genético dentro do âmbito da ecologia O minicurso irá abordar aspectos teóricos sobre os conhecimentos necessários para a compreensão da relação dos seres vivos entre si e destes com o meio, abordando a biodiversidade e a conservação: extinção, tipos de conservação (Banco de Germoplasma e Herbário), caracterização de germoplasma e melhoramento genético. A parte prática será composta de confecções de exsicata de plantas nativas.

Discentes:

Adielle Rodrigues da Silva Doutoranda (PPGGBM-UESC);

Ariana Silva Santos Doutoranda (PPGG-UESC).

Professor responsável:

Abelmon da Silva Gesteira.

VAGAS ESGOTADAS!
MC18 Estudo de dieta em anfíbios (anuros) Será abordado a importância do estudo da dieta em anuro, apresentando quais são os tipos de dieta e de forrageamento encontrados nos grupos. Será abordado também a metodologia mais utilizada para a análise da dieta, mostrando a evolução das metodologias utilizadas durante os anos.

Discente:

Beatriz Kellen Teixeira Felix (Mestranda – PPGZOO)

Professor responsável:

Mirco Solé (DCB)

VAGAS ESGOTADAS!
MC19 Biologia e Ecologia das larvas de anuro O objetivo do minicurso é apresentar aspectos básicos sobre girinos envolvendo: Morfologia; Identificação; Desenvolvimento; Habitat, Alimentação; Comportamento; Crescimento; Desenvolvimento e sobrevivência; Comunidades; Composição e ecologia das assembleias; Interação com predadores; Competição e predação; Artigos e projetos que abordam a biologia e ecologia de girino.

Discentes:

Camila Souza (Graduanda em Ciências Biológicas) e Fernanda Fava (Mestre em Ecologia de anuros)

Professor responsável:

Mirco Solé (DCB)

VAGAS ESGOTADAS!
MC20 Técnicas de coleta e armazenagem em coleções zoológicas de anfíbios e répteis (herpetofauna) Será abordado o uso de técnicas utilizadas para a coleta de anfíbios. Quais os métodos e quando usá-los? Como armazenar o material até os laboratórios. Técnicas de eutanásia em anfíbios. O canto como diagnóstico de identificação de espécies. Armazenamento de répteis e anfíbios em coleções zoológicas.

Discentes:

Arthur Gomes Bauer (mestrando em Ecologia e Conservação da Biodiversidade - PPGECB)

Professor responsável:

Mirco Solé (DCB)

VAGAS ESGOTADAS!
MC21 Biologia e Manejo de Abelhas Nativas sem Ferrão Histórico e evolução, Importância ecológica e econômica, Organização social, alimentação natural e artificial das abelhas sem ferrão. Biologia das tribos Trigonini e Meliponini.  Meliponicultura: Criação, manejo e métodos de exploração dos produtos e serviços dos meliponineos.

Ministrante: Bióloga Vanderléia S. Dias

Professora Responsável:
Alba Lucilvania Chaves

VAGAS ESGOTADAS!